Reunião define estratégias para implantação do programa Busca Ativa Escolar em Nova Olinda do MA

0
24

Na tarde desta quinta-feira (12) no auditório de Prefeitura Municipal de Nova Olinda do Maranhão, reuniram-se secretários municipais de Educação, Saúde, Esporte e Juventude, Cultura e Assistência Social, Conselho Tutelar, Gestores escolares, Supervisores, representante do CME e membros do Comitê Gestor do Programa Busca Ativa Escolar.

O objetivo da reunião foi a apresentação do Programa Busca Ativa Escolar, que o município aderiu visando matricular todos os alunos com idade escolar nas unidades de ensino.

Segundo pesquisas realizadas em no ano de 2015, o município de Nova Olinda do Maranhão apresentava 311 crianças e adolescentes fora da sala de aula.

As secretarias, gestores e Conselho Tutelar trabalharão de forma integrada pra identificar situações em que crianças estejam fora da sala de aula.

Através do Aplicativo do Programa Busca Ativa Escolar serão identificados casos, que serão acompanhados durante um (1) ano, antes e pós matriculas.

Gestores escolares, professores, conselheiros tutelares, agentes de saúde e demais agentes públicos contribuirão para que todos as crianças e adolescentes tenham matrículas efetivadas.

A secretária de Educação professora Maria Goreth da Silva Carvalho, ressaltou que o programa dependerá da união de todos.

O que é o Busca Ativa Escolar ?
A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a exclusão escolar, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM.

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados terão dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a inclusão escolar.

A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento – dentro de uma mesma plataforma. Cada pessoa ou grupo tem um papel específico, que vai desde a identificação de uma criança ou adolescente fora da escola até a tomada das providências necessárias para a matrícula e a permanência do aluno na escola. Todo o processo é feito pela internet e a ferramenta pode ser acessada em qualquer dispositivo como computadores de mesa, computadores portáteis, tablets, celulares (SMS) ou celulares (smartphones). Há também formulários impressos para agentes comunitários e técnicos verificadores que não têm acesso a dispositivos móveis.