Saúde

PREFEITURA DE NOVA OLINDA DO MARANHÃO E SECRETARIA DE SAÚDE EXECUTAM AÇÕES CONTRA A DISSEMINAÇÃO DA MALÁRIA NA ZONA RURAL

Os Agentes de combate às endemias (ACE) do Município de Nova Olinda do Maranhão estiveram executando ações de borrifação intradomiciliar (BRI) no povoado Rio Morto.

A borrifação residual intradomiciliar ou BRI (em inglês, indoor residual spraying, ou (IRS) consiste essencialmente na aplicação de um inseticida com efeito residual dentro de domicílios (nas superfícies e, geralmente, nas paredes), a fim de eliminar os artrópodes de importância para a saúde pública que pousam ou descansam nessas superfícies.

A BRI é considerada uma das principais intervenções para reduzir e interromper a transmissão da malária, o objetivo principal dessa ação é proporcionar uma melhor qualidade de vida para os moradores do povoado.

A equipe que realizou a ação é composta por Ademir Ricardo, José Raimundo, Thales Batalha e do supervisor Valdir Lázaro , na oportunidade esteve presente o Gestor Regional de Saúde da regional de Zé Doca, Fernando Lima e da chefe de controle vetorial Karynne Nunes junto com a coordenadora do  núcleo de epidemiologia Patrícia Linhares.

Prefeitura municipal de Nova Olinda do Maranhão