Saúde

Secretaria Municipal de Saúde lança Campanha de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya em Nova Olinda do MA
A Prefeitura Municipal de Nova Olinda do Maranhão, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) lançou nesta terça-feira (20), a Campanha de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika no município.

O evento contou com a participação da prefeita municipal Iracy Weba e da secretária municipal de saúde Cristina Coelho.

Para a secretária Municipal de Saúde, Cristina Coelho, a população não deve se descuidar do Aedes aegypti. “ O município de Nova Olinda está se antecipando, não temos casos de Dengue,Chikungunya,Zika Vírus, estamos fazendo nossa prevenção no combate a dengue, nos reunimos hoje nesta ação, todos os agentes comunitários de saúde, todos agentes de endemias, estamos em uma só ação no combate a dengue” enfatizou a secretária municipal de saúde, Cristina Coelho.

“No município de Nova Olinda, temos essas ações rotineiras, sempre um cronograma de ações e a atenção organizamos estas ações, coordenamos um grupo de 61 agentes comunitários de saúde (ACS) dentro do município, aonde realizamos a divisão destes “ACS” juntamente com os agentes de combate a endemias (ACES) realizamos as vistorias nos lares e dividimos por zonas e por micro áreas e partir dai fazemos o trabalho de distribuição de vistoria de cada domicilio e fazemos o combate a proliferação dessas endemias” concluiu o Coordenador de atenção básica Rangel Menezes.

Dengue, Zika e Chikungunya

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é responsável por transmitir duas graves enfermidades: a Zika e a Febre do Chikungunya.

Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

Mais em Saúde