Saúde

Prefeitura de Nova Olinda e SEMS realiza reunião com ACS para ações voltadas para o resgate de pessoas não recenseadas pelo IBGE 2022

Na manhã desta sexta-feira (13) de janeiro de 2023 no auditório da Prefeitura Municipal de Nova Olinda do Maranhão foi realizada uma reunião para designar metas e ações para que os agentes comunitários de saúde (ACS) possam realizar o pré-cadastramento e  junto com os recenseadores a inclusão de pessoas que não foram incluídas pelo CENSO 2022.

Realizado a cada 10 (dez) anos, o Censo Demográfico feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), gera informações essenciais para o planejamento público e privado que são direcionadas para implementação de políticas públicas no município de Nova Olinda.

Para que os recenseadores tenham um melhor desempenho no levantamento dos dados, a participação da comunidade é essencial.

“Estivemos reunidos com os ACS tentando resgatar as pessoas que não foram recenseadas através da Busca Ativa, nós acreditamos que iremos ter êxito, agentes comunitários de saúde identificaram que existem habitantes que não foram recenseados em Nova Olinda do Maranhão” afirmou a Secretaria de Saúde Cristina Coelho.

“Estivemos com os ACS, onde discutimos ações e estratégias para o resgate de famílias que não foram recenseadas, nosso foco principal é o resgate destas famílias, pois poderemos perder recursos financeiros para o município caso não seja feito essa correção” afirmou o Coordenador Nilson Sampaio.

Prefeitura municipal de Nova Olinda do Maranhão